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ESCOAMENTO DE PRODUÇÃO

Pavimentação da MS-338 entra na fase final e promete transformar logística no Estado

Trecho em obras da rodovia MS-338, que ligará Camapuã a Ribas do Rio Pardo
Trecho em obras da rodovia MS-338, que ligará Camapuã a Ribas do Rio Pardo

A pavimentação da rodovia MS-338, que conecta os municípios de Camapuã e Ribas do Rio Pardo, está na reta final. Ela deve alterar significativamente o cenário logístico do norte-sudeste de Mato Grosso do Sul. Com 111,56 quilômetros de extensão, a obra está dividida em dois lotes. O primeiro, de 45,3 km, já foi concluído. Enquanto isso, o segundo, de 66,26 km, segue em execução com previsão de entrega até dezembro de 2025, caso as condições climáticas se mantenham favoráveis.

O investimento total alcança R$ 329 milhões, sendo R$ 121 milhões aplicados no primeiro trecho. Outros R$ 208 milhões foram destinados ao segundo, atualmente em andamento sob responsabilidade da empresa Vale do Rio Novo Engenharia e Construções Ltda.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, a rodovia representa um marco no desenvolvimento econômico do Estado. Em suas palavras, “essa ligação vai muito além de encurtar distâncias. Estamos abrindo uma rota que atende diretamente à produção de celulose. É um investimento que fortalece a economia, gera emprego e renda na região”.

Atualmente, o segundo lote já apresenta avanço físico-financeiro superior a 87%. Restam etapas importantes como a pavimentação de cerca de 7 quilômetros próximos a Ribas do Rio Pardo. Além disso, há a construção da ponte sobre o Ribeirão Monte Belo e a finalização das passagens inferiores para travessia dos hexatrens. Essas estruturas já possuem mais de 84% de execução. Elas devem ser concluídas até setembro deste ano.

MS-338: Impacto Logístico e Econômico

Localizados nos km 89,54 e km 70,88 da rodovia, os túneis para trens de carga foram planejados para preservar a vida útil do pavimento. Eles também aumentam a segurança viária. Com eles, evita-se o desgaste causado pelas manobras de veículos pesados. Assim, assegura-se maior proteção nas travessias de composições ferroviárias longas.

Técnicos envolvidos no projeto destacam que a pavimentação da MS-338 vai além da melhoria estrutural. Ela representa a criação de uma nova rota logística estratégica para Mato Grosso do Sul. Além disso, garante mais segurança aos produtores rurais e moradores de comunidades locais. Eles passarão a contar com uma via de acesso mais rápida e eficiente.