
Em Mato Grosso do Sul, a distribuição de computadores pelo Programa Computadores para Inclusão cresceu cerca de 730% em 2024, em comparação com 2021. Em 2021, apenas 30 computadores haviam sido destinados ao município de Dourados. Já em 2024, foram entregues 249 aparelhos em sete municípios: Amambai, Bodoquena, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Sidrolândia e Vicentina.
O programa, executado pelo Ministério das Comunicações (MCom), promove a inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços destinados à reforma e recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, realização de cursos e oficinas, além do descarte correto de resíduos eletrônicos. Os computadores são recebidos por escolas públicas e entidades da sociedade civil.
A meta da iniciativa é doar 75 mil computadores em todo o Brasil até o fim de 2025 e capacitar mais de 11 mil jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, com cursos relacionados à tecnologia da informação e comunicação.