Veículos de Comunicação

POLÍCIA

Quadrilha internacional de drogas é alvo de operação em MS

Grupo usava malas e passageiros para levar entorpecentes em voos

Grupo usava malas e passageiros para levar entorpecentes em voos - Foto: Divulgação/PF
Grupo usava malas e passageiros para levar entorpecentes em voos - Foto: Divulgação/PF

Um grupo suspeito de transportar drogas da Bolívia para o Brasil usando voos comerciais foi alvo de mandados judiciais nesta terça-feira (8), em Mato Grosso do Sul. A investigação é conduzida pela Polícia Federal, que deflagrou a Operação Tramesa para desarticular a quadrilha.

Os agentes cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Campo Grande e Corumbá. Também foram determinadas medidas como bloqueio de bens e uso de tornozeleiras eletrônicas pelos investigados.

O esquema veio à tona após uma passageira ser abordada em um ônibus em Jaú (SP), carregando apenas etiquetas de malas abandonadas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Ao inspecionar a bagagem, policiais localizaram 28 quilos de entorpecentes, o que levou à abertura da investigação.

Segundo a PF, os traficantes utilizavam compartimentos ocultos em veículos e aliciavam passageiros para despachar drogas em voos comerciais. A quadrilha também adotava estratégias para ocultar a origem do dinheiro, como movimentações com chaves Pix e contas de terceiros.

O material apreendido será periciado. Os envolvidos poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

*Com informações da PF