Veículos de Comunicação

Entrevista

Rose Modesto defende reforma e menos partidos

Deputada federal diz que estrutura atual da Câmara ‘custa caro à nação’

Rose Modesto > Deputada federal falou sobre pautas para 2021 - Arquivo/JP
Rose Modesto > Deputada federal falou sobre pautas para 2021 - Arquivo/JP

A deputada Rose Modesto (PSDB-MS) disse em entrevista à CBN,  emissora integrante do grupo RCN de Comunicação, que defende uma reforma política no Brasil. A parlamentar destacou que o eleitor já está cansado e que é a favor de um mandato maior e defendeu ainda a junção de todas as eleições. “Eu sou totalmente a favor de uma reforma, que a gente discuta um mandato maior, de 5 anos, unindo todas as eleições em uma só, sem direito a reeleição. ”, explicou a deputada. Para Rose Modesto, também deveriam diminuir o número de partidos, pois acredita ser muito caro para nação.

Em relação a ter sido eleita 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara Federal, Rose Modesto se disse honrada e acredita que vai poder ajudar ainda mais Mato Grosso do Sul. Confira a entrevista:

O que representa para a senhora ser a primeira mulher eleita para ocupar esse cargo na Mesa da Câmara Federal?

Rose Modesto Sei da responsabilidade de estar na Mesa da Câmara Federal. Dos 513 deputados, ser escolhida entre os 8 que vão tomar decisões dos projetos a serem aprovados, acho que para o nosso Estado o fato de estar nessa posição é ter mais protagonismo na política. A relação com o governo, com os minstros, também amplia muito e quero aproveitar e trazer para MS resultados melhores. São avanços que a gente vê acontecendo no cenário nacional e que envolvem Mato Grosso do Sul.

A senhora apresentou recentemente projetos para barrar aumento na conta de energia elétrica. Pode nos explicar sobre essa pauta?

Rose Modesto Nós apresentamos esse projeto em dezembro [2020] com o objetivo de impedir qualquer tipo de aumento na tarifa da energia em 2021. Ele altera outro projeto já existente, do ano de 1995. É possível vedar qualquer tipo de aumento? É possível, desde que haja, realmente, a maior parte dos deputados abraçando essa causa. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, nós tivemos aumento, que é estabelecido pela Aneel mas, temos o Estado pagando uma das três tarifas mais altas do país. Então, além desse projeto que é vedar qualquer tipo de aumento na tarifa, temos também um projeto de decreto legislativo que é para sustar o aumento que foi dado no ano passado.

Como pretende trabalhar, como terceira secretária, para contribuir com a Educação no país?

Rose Eu acho que, priorizando, a educação, que nunca foi prioridade ao longos dos anos. Tivemos um avanço importante com o novo Fundeb e nós conseguimos priorizar. Foi um trabalho exaustivo e que uniu o Congresso em torno do Fundo. Aumentamos a responsabilidade do governo federal, que passou de 10% para 22% na contribuição escalonada em cinco anos. Nós vamos incluir todos os estados porque hoje, só 9 recebem a complementação do governo federal. 

Falando sobre política, quais são seus planos para 2022?

Rose Essa questão de ter eleição de dois em dois anos, eu acho que o eleitor está cansado. Eu sou totalmente a favor da reforma, em que a gente dispute um mandato de cinco anos, unindo todas as candidaturas em uma só, sem direito à reeleição. Sou a favor de diminuir o número de partidos. Não é possível que uma única nação tenha 32 ideologias diferentes. Então, isso é muito caro para a nação. Acho que 513 é muito deputado também. Mato Grosso do Sul tem 8, tem estado que tem 27, outro que tem 53. Essa reforma política é fundamental que aconteça.