Na primeira partida sem Pietra Medeiros a equipe de Taboão da Serra Magnus estreou com goleada pela Copa Mundo do Futsal F12.Bet Feminina, na segunda-feira (22). Diante da Juventas Futsal (COL), a equipe comandada por Cris Souza, prestou uma belíssima homenagem à Pietra Medeiros, que foi diagnosticada com hepatite autoimune e não resistiu a um transplante de fígado na última sexta-feira (19).
A partida foi repleta de emoções, com o teor emocional dentro e fora da quadra visível. Ainda no aquecimento as jogadoras demonstravam no rosto a emoção de entrar em quadra sem a ex-companheira.
Em homenagem a ala da equipe paulista, as atletas e comissão técnica usaram uma fita preta no punho. Durante a entrada do quarteto inicial, a camisa 27, que era usada por Pietra, foi carregada nas mãos por uma das jogadoras de Taboão e todo o Ginásio Guanandizão ficou em pé durante um minuto de silêncio, em homenagem a jovem de 20 anos.
A força para a partida veio da união, que foi tão necessária para concertar os erros iniciais e converter o primeiro gol aos 6 minutos do primeiro tempo pelos pés de Pão Britez. A camisa 11 ficou emocionada e junto com as companheiras ajoelharam abraçadas apontando os dedos para o céu, homenageando Pietra.
Eleita a melhor em quadra, Luana Moura fez três dos 8 gols convertidos por Taboão em cima da equipe colombiana. “Dedico isso à família da Pietra, à Pietra, ela sabe a falta que está nos fazendo. Agradeço o grupo, pela força, pelo apoio, a gente tá cada vez mais forte e isso só nos fortaleceu. Ela tá lá em cima cuidando da gente”, disse emocionada.
Responsável pela árdua tarefa de organizar a equipe, principalmente do extra quadra, Cris Souza falou sobre o peso emocional após a perda de Pietra e o apoio de familiares, amigos e torcida, que motivaram a equipe a não desistir da Copa Mundo e jogar em homenagem a camisa 27.
“A gente passou por um final de semana um turbilhão de emoções, muita tristeza, muita necessidade de se reerguer para estar aqui. Em momento algum a gente deixou de passar força, passar energia, porque o jogo não era só dentro de quadra, o que ia fazer diferença era o mental e eu frisei isso no começo, pedi pra que elas tentassem ser o mais racional possível, porque isso faria a diferença dentro de quadra”, declarou.
A técnica ainda disse que foi impossível não se emocionar, mas que precisaram conter a emoção, colocar a bola no chão e se concentrar no que precisava ser feito. A partida, finalizada com uma goleada por 8 a 0, ficará na memória de todas as jogadoras, mais que uma estreia vitoriosa, foi uma homenagem carregada de amor e garra para Pietra Medeiros.
“Conto com a torcida de vocês, com o carinho, um beijão para todo mundo, pra família da Pi, sei que eles estão assistindo aí e saiba que ela está aqui com a gente, em pensamento e dentro do nosso coração”, finalizou Cris.
A competição
Após a vitória, Taboão está na liderança do grupo B, seguido por Unidep Pato Futsal, ADEP e Juventas (COL). O próximo confronto será nesta terça-feira (23) contra ADEF, às 12h (horário de MS). Todos os jogos acontecem no Ginásio Guanandizão, com entrada gratuita.
A primeira rodada ainda contou com outros cinco jogos pelos grupos A, B e C. Normanochka (RUS) 5×1 Faculdade Sogipa; Copagaz/Serc/UCDB 6×0 Pinocho (ARG); ADEF 0x4 Unidep/Pato Futsal; Female/Unochapecó 8×0 NY Equador (EUA) e Stein Cascavel 12×0 Atlas City (COL).
A segunda rodada segue nesta terça, com seis jogos no total, confira a tabela:
10h – Atlas City (COL) x Equador (EUA)
12h – Taboão da Serra x ADEF
14h – Female/Unochapecó x Stein Cascavel
16h – Unidep/Pato Futsal x Juventas (COL)
18h – Pinocho (ARG) x Faculdade Sogipa
20h – Normanochka (RUS) X Copagaz/Serc/UCDB