Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

UFMS abre inscrições para vestibular e PASSE em todo o estado

Universidade amplia a oferta com novos cursos e opção de prova on-line em todo o estado

O pedido de isenção deve ser realizado até 3 de outubro - Foto: Arquivo RCN67
O pedido de isenção deve ser realizado até 3 de outubro - Foto: Arquivo RCN67

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu as inscrições para ingresso em cursos de graduação presenciais e a distância no próximo ano, por meio do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE). As provas acontecem nos dias 7 e 14 de dezembro, das 8h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul.

Os candidatos devem acessar a página Ingresso UFMS para realizar a inscrição até 12 de novembro, com taxa de R$ 100 e pagamento até 13 de novembro. Pedidos de isenção da taxa podem ser feitos até 3 de outubro por candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou como bolsista em escola privada.

A seleção também oferece reserva de vagas, opção de participação como treineiro e possibilidade de escolha entre provas presenciais e on-line. Quem optar por cursos exclusivamente on-line e não tiver equipamento pode solicitar atendimento especial para realizar a prova de forma escrita.

Entre as novidades deste ano estão os cursos de Relações Internacionais, na Escola de Administração e Negócios, Inteligência Artificial, na Faculdade de Computação, e Licenciatura em Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Humanas.

No formato presencial, a UFMS aplica os exames em Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados. Já no formato digital, o candidato deve usar um computador com câmera ligada durante todo o processo e poderá realizar um treinamento para acesso à plataforma de 1º a 4 de dezembro.

O PASSE é voltado para estudantes do ensino médio, com provas aplicadas ao final de cada ano letivo, em três etapas, e escolha do curso apenas no último ano. Já o Vestibular atende candidatos que concluíram ou irão concluir o ensino médio até a matrícula na universidade.