O programa CBN Agro deste sábado (19), trouxe um trechinho do bate-papo entre Éder Campos e o superintendente federal do Ministério da Agricultura em MS, Celso Martins, com informações importantes referentes às etapas de imunização contra à febre aftosa no país, que em 2022, deverá seguir em etapas diferentes.
"É uma questão estratégica com relação à dispinibilidade de vacinas. Existe um temor de se manter a etapa de todo o rebanho agora em maio, de ocorrer carência de vacinas, então isso, é pra que a gente tenha segurança na disponibilidade de vacinas", explicou Martins.
Segundo o governo federal, um plano de ação foi feito pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abateceimento, junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro-MS), para a retirada do imunizante em breve, já que o último registro da doença no estado foi em 2006. Em 2018, o Brasil foi reconhecido internacionalmente uma referência no combate à doença.
Além deste assunto, outros destaques foram o crescimento de 40% no abate de bovinos em Mato Grosso do Sul e a repercurssão da entrevista com o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck. Confira o programa na íntegra.