RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Atitude e feedback são pontos fundamentais para um bom líder

Debate sobre gestão de pessoas encerrou o 1º Fórum RCN de Economia

Por Lígia Sabka
28/06/2022 • 20h00
Compartilhar

A mediadora dos debates deste 1º Fórum RCN de Economia, a jornalista Natuza Nery, partiu de um exemplo pessoal para abrir a discussão sobre retenção de profissionais pelas empresas. Ela contou que foi surpreendida, há alguns anos, ao ser contratada por uma agência de notícias quando estava grávida de cinco meses. Tempos depois, recusou sair da agência diante de propostas de trabalho tentadoras financeiramente porque ali, apesar dos grandes desafios, se sentiu valorizada como profissional e como mulher. Para ela, a postura do então chefe a fez repensar as relações de trabalho.

O gestor de pessoas e palestrante Antônio Maciel Neto detalhou os principais pontos a serem observados pela empresa que deseja reter bons profissionais. A começar pela escolha de um gestor que reúne certas características, como:  atitude ou garra, foco com atenção nos resultados e não na explicação das falhas, e proporcionar um bom ambiente de trabalho. “É preciso criar um ambiente onde as pessoas gostem de trabalhar, pois 90% das pessoas pedem demissão do chefe e não da empresa”, enfatizou Maciel Neto.

Outro ponto destacado é o tempo investido em “pensar” na gestão, sobre a estratégia de trabalho, o aumento da produtividade e o cuidado com os liderados. “Qualquer líder que tenha cinco pessoas trabalhando, tem que dedicar 20 a 30% do tempo para trabalhar com as pessoas. Pra ajudar, pra trazer conhecimento... E a meta clara ajuda a quem tem atitude, quem tem energia, a buscar o que tem que fazer”, disse.

O Feedback, o retorno sobre a avaliação dos resultados, tem grande impacto na carreira profissional, ressaltou Maciel Neto. “Eu recebi dois feedbaks que mudaram a minha vida. Um demorou três minutos e outro demorou 10 minutos... Quem quer ser um bom líder tem que ter na agenda, de três em três meses, conversar com os subordinados, sinceramente”.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Natuza Nery sob olhar do fotógrafo Cyro Clemente/CBN CG

A segunda foi sobre diversidade “Não adianta mais, no Brasil que a gente vive, abrir postos de trabalho para pessoas negras. Sabe por quê? Porque boa parte dos jovens inclusive pesquisas mostram isso, acham que não serão escolhidos. E, quando estas pessoas têm alguma chance, uma oportunidade, mesmo que não atendam a todos os requisitos, elas se transformam na maior aquisição que você tem.” 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande