RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Campo Grande participa de programa nacional de testagem da covid-19

Capital está entre cinco cidades escolhidas para integrar aplicação dos testes na população

Por Loraine França
15/09/2021 • 10h30
Compartilhar

O Ministério da Saúde lança na próxima sexta-feira (17), o Programa Nacional de Testagem para o Novo Coronavírus em cinco cidades brasileiras. Entre elas, está Campo Grande, que vai receber 200 testes rápidos de antígeno para aplicar na população. 

Anunciado no mês de agosto pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o programa quer identificar os casos positivos de covid-19 para adotar quarentena mais efetiva em quem se contaminou, na tentativa de reduzir a transmissão da doença. Além de Campo Grande, foram selecionadas para participar do programa as cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO) e Foz do Iguaçu (PR).

Os testes utilizados na pesquisa foram produzidos pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) e são de antígeno, com resultado do exame entre 15 e 20 minutos. Esses tests avaliam a proteína viral do Sars-Cov-2 no organismo e devem ser aplicados em até sete dias depois do primeiro sintoma. Coletado através do método Swab (cotonete), o exame não identifica a presença de anticorpos, por isto, deve ser aplicado ainda quando a pessoa apresenta os sintomas. 

Em Campo Grande, os testes estarão disponíveis no Centro de Testagem da Covid-19, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1811, centro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande