RÁDIOS
Campo Grande, 28 de fevereiro

Mudanças climáticas ameaçam anfíbios de extinção, aponta estudo global

Pesquisa reuniu mais de mil cientistas de várias partes do mundo, incluindo um professor da UFMS, que explicou o cenário preocupante para estes animais

Por Isabela Duarte
03/11/2023 • 11h30
Compartilhar

Pela primeira vez, um estudo científico global mostra que os anfíbios - grupo de animais dos sapos, rãs, salamandras e cobras cegas - estão ameaçados de extinção por causa das mudanças climáticas que o mundo está sofrendo. E se engana quem pensa que a sobrevivência de outras espécies e do ser humano não tem nada a ver com esses bichinhos.

O trabalho sobre o status de conservação de cerca de oito mil espécies de anfíbios foi realizado por mais de mil cientistas do mundo todo. Estudo aponta que de todas as espécies, 41% são classificadas como extintas, criticamente ameaçadas, em perigo ou vulneráveis. 

A Rádio CBN CG conversou com o co-autor do estudo e professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Diego Santana, que explicou as principais ameaças a estes animais e as consequências para o ecossistema.

Confira as informações na íntegra:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande