RÁDIOS
Campo Grande, 22 de julho

Para testar novos equipamentos, PM realiza blitz Lei Seca em Dourados

Barreiras serão montadas no centro da cidade para "barrar" quem dirige após consumir bebidas alcoólicas

Por Izomar Galeano
26/11/2021 • 16h03
Compartilhar

Para evitar acidentes de trânsito em Dourados, a Policia Militar, juntamente com a Guarda Municipal e a AGETRAN estarão desencadeando uma série de operações visando coibir esse tipo de ilícito nos próximos dias.

Com a chegada de novos equipamentos tecnológicos como etilômetro ativo/passivo, as equipes de trânsito estarão munidas de subsídios técnicos para a retirada de motoristas que dirigem sob efeito de álcool das ruas do município.

Equipamento alcolizer

CBN: BANNER UNIMED CAMPANHA RIBAS PI 4391.2 02.07 A 31.07
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A legislação permite atualmente que o motorista faça um “ensaio” passivo do teste de alcoolemia, sendo que através de uma entrevista o agente de trânsito faz a captação de partículas de álcool que eventualmente o condutor tenha ingerido.

A partir daí é oportunizado ao condutor efetivar o teste no bafômetro, sob pena de prisão em casos em que o teor de alcoolemia esteja superior a 0,3mg/l ou, em caso de recusa, apreensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação, bem como multa de aproximadamente 3mil reais.

Neste caso não haverá a prisão do condutor, entretanto poderá ter a sua habitação suspensa por até 12 mês.Os equipamentos, que foram adquiridos pelo DETRAN e repassados aos órgãos de fiscalização e controle de trânsito da cidade, serão empregados na Operação Lei Seca que inicia neste sábado a partir da 16h.

É importante salientar que as operações iniciarão simultaneamente a partida final da Copa libertadores da América que ocorrerá no Uruguai, entre Palmeiras e Flamengo.

Como as comemorações esportivas na cidade, principalmente de times populares, como é o caso desse jogo, são bastante movimentadas e, infelizmente, muitos ainda colocam a vida de terceiros em risco misturando álcool com direção e transitando de forma irregular nas vias, a operação visa coibir todos os excessos.

Todo o efetivo utilizado nesta operação é especializado na fiscalização e repressão aos crimes e infrações de trânsito. As notificações eletrônicas também dinamizaram muito essas ações, sendo que atualmente as multas já são lançadas de forma imediata no banco de dados do DETRAN/MS.

Bloqueios e fiscalização

Haverá alguns bloqueios na área central da cidade a partir da 16h, limitando a circulação de veículos durante um período de tempo.

Aos torcedores mais fanáticos e exaltados, a Policia Militar orienta a regular os excessos, não colocando pessoas em carrocerias de veículos, respeitando a capacidade máxima de pessoas em veículos de passeio e principalmente aos motociclistas sobre manobras perigosas e equipamentos proibidos, além é claro, do uso do álcool na direção de qualquer veículo.

As ações ocorrerão para garantir a segurança das pessoas que usam as vias da área central no final de semana, a integridade do patrimônio dos comerciantes e residentes naquela área e também garantir a ordem e a paz social no período de sua execução. (Com assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande