RÁDIOS
Paranaíba, 30 de abril

Profissionais da saúde debatem preconceito de doenças transmissíveis

Mato Grosso do Sul tem altos índices das doenças, só de hanseníase são em média 800 novos casos e 500 de tuberculose por ano

Por Lucas dos Anjos
30/11/2017 • 11h43
Compartilhar

Os profissionais da área da saúde da microrregião de Paranaíba (MS), que compreende as cidades de Aparecida do Taboado, Cassilândia e Inocência, participaram de um simpósio que debateu doenças transmissíveis com enfoque na hanseníase e tuberculose. As palestras aconteceram no auditório da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), entre os dias 28 e 29. Mais de 100 profissionais entre enfermeiros, agentes de saúde e coordenadores estiveram presentes no evento.

Para a coordenadora estadual de ações epidemiológicas, Cleide Alves o preconceito ainda é a maior barreira a ser vencida. “Ainda existem pessoas que não aceitam pacientes portadores de hanseníase ou tuberculose e isso acaba influenciando na vontade e compromisso da pessoa em tratar”, explicou.

Cleide afirma ainda que o estado de Mato Grosso do Sul tem altos índices das doenças, só de hanseníase são em média 800 novos casos e 500 de tuberculose por ano.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Saúde e teve o apoio do Departamento Epidemiológico de Paranaíba. Segundo a coordenadora local, Carla Patrícia Eugênio, a Secretaria começará acionar na Justiça pacientes que iniciam o tratamento e não terminam. “Nós temos relatos de pessoas que pegam os remédios pra tomar e jogam fora e isso não é aceitável, pois tem um custo, além de outras pessoas que poderiam estar usufruindo desses remédios. Infelizmente nós teremos que acionar na justiça algumas pessoas e esperar que assim elas sigam o tratamento”, disse.

Para casos simples de hanseníase o tratamento é de seis meses e o paciente pode ficar sem nenhuma sequela caso a doença seja descoberta precocemente.

Hanseníase - A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. Nos dias de hoje, sabe-se que não há necessidade do isolamento dos indivíduos, pois o SUS fornece a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase.

Tuberculose - A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Um dos principais sintomas da doença é tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba