
A Energisa divulgou uma nota oficial para informar que na manhã desta segunda-feira (1) foi realizada uma operação em conjunto com a Polícia Militar no bairro Estrela Porã em Dourados para “combater as ligações irregulares, que são realizadas de forma direta na rede elétrica, o que representa riscos à segurança de todos”.
Houve protesto dos moradores da região que bloquearam a Rua Olga de Matos Melgarejo. Eles alegam que o desligamento afetou mais de 300 famílias, incluindo casas com recém-nascidos, idosos e pessoas doentes. O presidente do bairro, Samuel, afirmou que os moradores já tentaram regularizar a situação junto à Prefeitura de Dourados, mas ainda não obtiveram resposta.
A rua foi bloqueada com tambores, madeiras e outros objetos para impedir a passagem de veículos. A Polícia Militar esteve no local para negociar a liberação da via. Os manifestantes afirmam que o ato é pacífico e que após receberem um posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Habitação ou do prefeito Marçal Filho a via será liberada.
Nota da Energisa na íntegra:
Na manhã desta segunda-feira, 1º, foi realizada uma ação para retirada de ligações clandestinas na região do bairro Estrela Porã, em Dourados. A operação, realizada pela Polícia Militar e Energisa, foi necessária devido à existência de ligações irregulares, realizadas de forma direta na rede elétrica, o que representa riscos à segurança de todos. Além dos perigos como descargas, curtos, incêndios e até acidentes mais graves, a prática é crime, previsto em Código Penal, com multa e reclusão de até cinco anos.
Vale reforçar que as ligações clandestinas podem comprometer o sistema elétrico e prejudicar o fornecimento para os clientes regulares da região, causando sobrecarga, oscilação, queima de equipamentos e até falta de energia. A distribuidora reafirma seu compromisso com a sociedade, atuando de forma constante para manter o bem-estar de todos, através de um fornecimento de energia seguro, regular e constante.