Veículos de Comunicação

FRIO SEM CHUVA

Frente fria chega a Dourados que pode ter mínima de 14 °c nesta segunda-feira

Frente fria derruba temperaturas em MS; Dourados registra 14 °C e semana segue seca, sem chuva prevista no estado.

Amanhecer frio e seco em Dourados após frente fria, com 14 °C e céu limpo
Dourados marcou 14 °C nesta segunda (20); resfriamento foi generalizado em Mato Grosso do Sul. Foto: Hedio Fazan

Dourados amanheceu nesta segunda-feira (20) com mínima de 14 °C e vento moderado, em mais um dia de resfriamento generalizado em Mato Grosso do Sul. As primeiras horas da manhã foram marcadas por ar seco e céu aberto, cenário típico após a passagem da frente fria.

Foram registradas mínimas de 14,4 °C em Sete Quedas; 13,8 °C em Amambai; 12,7 °C em Aral Moreira; 14,1 °C em Ponta Porã e em Caracol; 15 °C em Naviraí; 15,2 °C em Três Lagoas; 16,8 °C em Camapuã; e 21,3 °C em Corumbá. A Capital praticamente repetiu a marca de Rio Brilhante: 15,7 °C em ambas.

Influência do Sistema de Alta Pressão

Segundo os órgãos de monitoramento, o fenômeno foi explicado pela atuação de um sistema de alta pressão. Este sistema inibe a formação de nuvens e mantém o tempo estável. Com isso, as noites tendem a ser frias, as manhãs geladas e as tardes ficam mais amenas. Não ocorrem mudanças bruscas ao longo do dia.

O cenário de tempo firme deve persistir ao longo da semana, sem previsão de chuva, especialmente nas regiões oeste e leste do estado. Além disso, a combinação de ar seco e estabilidade atmosférica favorece madrugadas frias e tardes agradáveis, mantendo a sensação de outono em plena primavera sul-mato-grossense.

Monitoramento e Previsões

As informações foram apontadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). Eles acompanham a evolução das temperaturas e consolidam os dados das estações espalhadas pelo estado. Assim, os registros confirmam a influência da massa de ar frio. Também reforçam o quadro de estabilidade.