Veículos de Comunicação

RESTRIÇÕES

Mais de 88 mil Sul-mato-grossenses tem os títulos eleitorais cancelados

Título de eleitor- Foto: Reprodução/ TRE-MS
Título de eleitor- Foto: Reprodução/ TRE-MS

Foram cancelados em todo o Mato Grosso do Sul 88.124 títulos eleitorais após o fim do prazo de regularização. A ação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) representa 4,33% do eleitorado do Estado, que não poderá participar das eleições de 2026.

De acordo com as informações da Justiça Eleitoral, o cancelamento ocorre quando o cidadão deixa de comparecer a três eleições consecutivas, sem justificar a ausência ou pagar as multas correspondentes. Vale ressaltar que cada turno é contado como uma eleição.

Além proibir a participação nas eleições, o cancelamento ainda resulta na suspensão de benefícios sociais; impedimento para obter documentos como passaporte e carteira de identidade; proibição de assumir cargos públicos; dificuldade para renovar matrícula em instituições de ensino; restrições em atos junto à Receita Federal ou que exijam quitação com o serviço militar.

Para conferir a situação eleitoral basta comparecer aos cartórios eleitorais, no Cijus (Centro Integrado de Justiça), centrais de atendimento ao eleitor ou postos eleitorais. Também é possível fazer a consulta on-line, no portal do TSE (www.tse.jus.br), acessando o sistema Autoatendimento Eleitoral ou pelo celular no aplicativo e-Título.