A Polícia Federal de Mato Grosso do Sul deflagrou na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Ajura, que cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens e valores da ordem de R$ 263 milhões contra membros de uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de capitais.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Criminal Estadual de Dourados e as buscas autorizadas no município, além das três cidades de Amambai, de Ribeirão Preto e Jardinópolis em São Paulo. Os locais onde ocorreram as ações não foram detalhados.
Segundo informações da PF, a operação decorre de grandes apreensões de cocaína realizadas nos anos de 2022 e 2023 em Dourados e busca asfixiar o braço financeiro do crime organizado.
As investigações começaram após a prisão em flagrante, na cidade, de um motorista que transportava 446 quilos de cocaína escondidos em fundo falso de um caminhão bitrem carregado com óleo vegetal. Na época, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) deu ordem de parada ao condutor, morador no bairro Izidro Pedroso, encontrando os entorpecentes que teriam como destino o Estado de São Paulo.
De acordo com a PRF, os tabletes de droga foram localizados em um compartimento oculto no tanque do semirreboque do caminhão Volvo/Fh12, carregado com óleo vegetal e conduzido por um homem, de 33 anos. A abordagem ocorreu no km 267, da BR-163.
Após a retirada do óleo vegetal foram localizados os tabletes de droga. O valor do prejuízo para o tráfico de drogas com esta apreensão chega a mais de R$ 80 milhões.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal de Dourados.