
Dois caminhões-pipa foram entregues durante solenidade na manhã desta segunda-feira (23), à Reserva Indígena de Dourados, onde vão atender emergencialmente as aldeias Bororó e Jaguapiru. A solenidade foi realizada na Escola Guateka, localizada na Aldeia Jaguapiru, e contou com a participação de autoridades locais e lideranças indígenas.
Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão, apresentada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB), com contrapartida do governo estadual, após solicitação do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS). O pedido foi formalizado por meio do ofício nº 178/2025 e visa atender a mais de 20 mil moradores das etnias Guarani, Kaiowá e Terena.
Os caminhões-pipa têm capacidade mínima de 15 mil litros e são equipados com cabine metálica climatizada, motor turbo diesel de 220 CV, tração 6×2, esguicho tipo canhão, chuveiro traseiro e mangueiras de três polegadas. A estrutura é ideal para operação em áreas de difícil acesso e possui a identificação água potável.
Segundo as informações, a entrega dos caminhões-pipa integra uma estratégia de enfrentamento da histórica escassez de água nas aldeias, enquanto se aguarda a implantação de uma rede definitiva de captação, reservação e distribuição de água. O projeto, elaborado pela Sanesul em parceria com o governo estadual, está orçado em R$ 53 milhões e será viabilizado por emenda coletiva da bancada federal de Mato Grosso do Sul ao Orçamento Geral da União de 2025.