
O primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2025/2026 foi confirmado em uma área comercial de soja no município de Sete Quedas, cidade localizada a 248 km de Dourados.
Segundo informações da Aprosoja, a suspeita havia sido comunicada no último dia 27 de novembro, quando uma equipe da Terrana Consultoria identificou sintomas avançados da doença e encaminhou amostras para análise técnica, que confirmou a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, que se instala principalmente nas folhas e pode provocar grandes prejuízos quando não há o manejo eficiente. Em casos extremos, as perdas podem chegar a 90% da produção, alterando totalmente o desempenho da lavoura.
A confirmação ocorreu em um cenário de temperaturas elevadas e alta umidade na região sul do Estado, o que ampliam a circulação dos esporos no campo.
O controle da doença depende de um conjunto de práticas integradas, como o vazio sanitário. A medida atua como barreira sanitária e complementa o monitoramento constante das áreas. Antes da confirmação em Mato Grosso do Sul, o painel do Consórcio Antiferrugem já contabilizava oito focos no Brasil, sendo seis no Paraná e um em São Paulo. Na safra anterior, o Estado registrou 12 ocorrências, ficando em terceiro lugar entre os estados com maior número de casos.
A lavoura afetada em Sete Quedas, plantada na segunda quinzena de setembro, segue sendo monitorada por equipes locais.