A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira (5) que 569 mil contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2011 retidas na chamada malha fina do leão neste ano.
A maior parte dos contribuintes caiu na malha fina (320 mil pessoas, ou 56%) porque omitiu rendimentos, informou o Fisco. Segundo a Receita, 14% dos contribuintes da malha fina (79 mil pessoas) foram retidas em malha por conta de irregularidades na prestação de contas com despesas médicas.
Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida – nos chamados lotes residuais do IR.
Queda em 2011
O volume de declarações retidas em malha neste ano representa uma queda em relação ao ano de 2010, quando foram registradas 700 mil retenções em malha.
Segundo o Fisco, o motivo da redução está relacionado à disponibilização de ferramentas como a autorregularização para os contribuintes. "É o menor valor dos últimos três anos [de retidos em malha] por conta da autorregularização", disse Joaquim Adir, da Receita Federal.
Essa ferramenta possibilita ao contribuinte, de acordo com a Receita Federal, consultar sua declaração e verificar qual a inconsistência que está sendo apontada como razão para a retenção da declaração em malha fina.