Veículos de Comunicação

Agilidade

Abrir uma empresa em MS leva apenas 6 horas e 53 minutos

Em 2020, foram 7.903 empresas abertas em Mato Grosso do Sul, o melhor resultado para um exercício de toda a série histórica

Augusto Nunes da Jucems e Jaime Verruck - Divulgação Semagro
Augusto Nunes da Jucems e Jaime Verruck - Divulgação Semagro

Nos últimos anos a Junta Comercial de MS, reduziu o tempo médio para o empresário sul-mato-grossense abrir uma empresa. O total de dias saiu de 17 em 2015, para apenas 6 horas e 53 minutos em 2020, com espaço para mais avanços em termos de redução de custos, de tempo e de integração em 2021. Isso tudo gralas a transformação digital.

Esse desempenho da Junta Comercial e a avaliação de todo o processo foi apresentado pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) após a reunião do Conselho de Administração da Jucems para a aprovação das contas de 2020, realizada na quarta-feira (24).

“Importante lembrar que em 2015, o tempo médio de todos os processos da Jucems, entre atos de abertura, de encerramento, alterações e outros serviços era de 17 dias. Com a consolidação da Junta Digital em 2018 e seu constante aprimoramento essa média consolidada é hoje de 12h32. Somente no ato de constituição de empresas, no qual temos apresentado recordes sucessivos ao longo dos últimos meses, o tempo médio caiu para 6h53”, informa Jaime Verruck.

Em 2020, foram 7.903 empresas abertas em Mato Grosso do Sul, o melhor resultado para um exercício de toda a série histórica registrada na Junta Comercial, iniciada no ano de 2000. “Mesmo no período da pandemia, houve um crescimento no número de empresas abertas em Mato Grosso do Sul. Tivemos sim, um recorde de abertura e também de encerramento de empresas”, comenta o secretário.