No Natal é sempre bacana dar e receber presentes. Mas é preciso ter alguns cuidados para não passar por perrengues na hora da troca. Preparamos algumas dicas para o consumidor fazer boas compras desde enfeites até eletrodomésticos. O essencial para todos que vão comprar qualquer coisa neste fim de ano é: fugir do consumo por impulso e fazer uma pesquisa de preços.
Dezembro é um mês de lojas cheias, filas e muita correria principalmente para aqueles que deixaram a compra dos presentes para a última hora. Mas o Procon-SP alerta que é preciso ficar atento, porque, muitas vezes, nem todas as ofertas garantem o custo e benefício ao consumidor.
O órgão de defesa recomenda que o pagamento à vista seja sempre a primeira opção. Caso não dê para fugir do parcelamento, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros, ao número de parcelas e ao custo total do produto ao final da compra, para não acabar pagando mais do que o necessário.
Em tempos de compras, além da pesquisa de preços, pechinchar também é sempre válido. Nestes casos, o uso da publicidade da concorrência é uma arma eficiente, já que, encartes, anúncios ou folhetos de outros estabelecimentos sempre ajudam na negociação com o lojista.
E para cada opção de presente é preciso ter cuidados especiais. Se a escolha é um perfume o consumidor deve verificar composição e modo de uso no rótulo. Para os eletrodoméstico e eletrônicos é recomendado que se faça um teste de funcionamento com o produto na loja mesmo, antes de levá-lo para casa.