
As vendas no período natalino, de 1º a 24 de dezembro, caíram 1% em relação à 2014 em todo o comércio brasileiro. A informação é da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgado neste sábado, 26. O levantamento não informa os valores das vendas do período natalino, apenas a variação em relação a 2014.
As categorias de perfumaria e cosméticos, vestuários e óculos, bijuterias e acessórios registraram aumento nas vendas de 8%, 5% e 3% respectivamente, segundo o estudo. As vendas de joias e relógios e itens de tecnologia e comunicação também se destacaram, com crescimento de 3,2% e 1,7%. Na outra ponta da tabela, as compras de eletrodomésticos caíram 2%. Móveis e artigos do lar registraram quedas ainda maiores – de 13,3% negativos.
A pesquisa considera os 19 novos shoppings centers, galerias, shoppings de atacado e rotativo, além dos que já operavam em 2014, e sintetiza um ano de instabilidade econômica, em que os varejistas tiveram estoques altos e os consumidores seguraram o dinheiro que tinham dentro do bolso.
Ainda segundo o estudo, o ano não foi de tanto pessimismo assim, pois de janeiro a dezembro de 2015, as vendas totais em shoppings centers totalizaram R$ 145 bilhões, correspondendo a um aumento de 1,7% em relação a 2014. Em termos reais (descontada a inflação) as vendas caíram 2,82%.
TRÊS LAGOAS
O balanço das vendas no comércio varejista e atacadista de Três Lagoas ainda não foi divulgado pelos respectivos sindicatos. A expectativa é de que as vendas para este feriado tenham sido as melhores de todo o ano.
Apesar dos números ainda não terem sido divulgados, muitos três-lagoenses deixaram para comprar os presentes de Natal no último dia. O velho hábito brasileiro – de deixar para comprar de última hora – era, para muitos comerciantes, a esperança de aquecer as vendas.
O comércio de Três Lagoas não funcionou na sexta-feira, 25, e no sábado, 26, devido ao feriado e recesso, mas retoma em horário especial a partir desta segunda-feira, dia 28. Inicia a partir de agora a etapa de "troca de presentes". Para o comércio, é a oportunidade para alavancar ainda mais um pouco as vendas. Afinal, o consumidor que troca um presente pode acabar levando outro para casa.
SHOPPING
Em 2015, 19 novos shoppings centers foram inaugurados no Brasil. Alcançando a marca de 893 empreendimentos em operação no país. Houve a abertura de sete na região Nordeste; dois na região Norte; oito no Sudeste; um no Sul e somente um no Centro Oeste. Os três-lagoenses aguardam pela inauguração do shopping na cidade há meses. As obras do foram retomadas recentemente.
Com a abertura deste empreendimento, a economia local é beneficiada diretamente. A pesquisa prova o quanto a cidade e a população são favorecidas, desde a geração de emprego à movimentação da economia. O estudo aponta que houve o crescimento no número de lojas em operação, tanto nos novos empreendimentos quanto pela expansão dos que já estavam operando. Foram 1042 novas lojas, totalizando 139.738 pontos de venda. Esses locais foram responsáveis por 1.332.910 empregos diretos (1.245.480 funcionários em lojas e 87.430 na operação dos malls), o que representa 30.400 novos postos gerados em 2015.
Os shoppings somaram uma frequência mensal de 470 milhões de pessoas – o que representa 2,3 vezes a população nacional. A previsão é de que 114 novos empreendimentos sejam inaugurados nos próximos três anos.