Este ano deve ser positivo para o consumidor que deseja comprar o primeiro carro ou trocar o velho por um modelo mais novo. “Com certeza, 2012 continuará a ser altamente interessante para o consumidor, com diversas opções de veículos para escolher. A crescente localização também deve ajudar a tornar os preços dos produtos mais atraentes”, afirma o sócio responsável para o segmento automotivo da Roland Berger Strategy, Stephan Keese.
De acordo com o executivo, mesmo com a criação de novas barreiras de importação, especialmente o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que torna os veículos até 35% mais caros, o consumidor terá mais ofertas de veículos de produção local. Segundo ele, duas novas grandes fábricas começarão a produzir em 2012 e a preparação para várias outras novas plantas está avançando. “O aumento do número de modelos e da localização aumentará a pressão sobre os preços ao consumidor, à medida que as marcas lutarão por market share e tentarão superar uns aos outros com melhores equipamentos e preços mais atraentes”, explica.
Para o especialista, neste ano, a indústria terá de se acostumar com um ambiente mais competitivo, com crescente pressão sobre margens e rentabilidade. “Maiores ganhos de produtividade são obrigação para montadoras e maiores investimentos em automação são necessários para compensar a inflação”, comenta Keese.
No caso das concessionárias, o executivo acredita que o processo de vendas e pós-vendas lentamente continuará a se tornar mais profissional, assim como o número de grandes grupos continuará a se consolidar e as marcas investirão mais em show rooms e novos métodos de atrair o consumidor. “Além de mais opções, o consumidor também se divertirá ao comprar um carro”, afirma.
Marcas e modelos
Apesar de não ser possível prever com certeza como será este ano para o mercado automotivo, o especialista acredita que será um ano atraente para a economia brasileira e para a indústria automotiva. “Os consumidores continuam satisfeitos em comprar novos modelos oferecidos por uma gama crescente de marcas”, comenta Keese.
Segundo o executivo, várias novas marcas estão se instalando ou se preparando para voltarem ao Brasil. As novidades para este ano vão desde as marcas japonesas, como Lexus e Mazda, até novas marcas chinesas, como a Great Wall e Geely. “Marcas estabelecidas estão renovando o portfólio de produtos, lançando novos modelos como os novos Fiat Siena, Chevrolet Sonic e Spark, Ford Focus ou Volkswagen Beetle e Gol (nova geração). Ao mesmo tempo, os "recém-chegados" ao Brasil estão lutando para ganhar participação no mercado através da introdução de novos modelos, incluindo a Hyundai e seu i30 e o modelo de entrada i15, o Etios, desafio da Toyota para Gol e Uno, ou ainda o novo Peugeot 308, só para citar alguns exemplos”, completa.
De acordo com Keese, alguns podem dizer então que 2012 será parecido com 2011, previsão que ele afirma concordar à primeira vista, pois muitas das tendências iniciadas neste ano continuarão durante todo o ano que vem. “Em um segundo olhar mais profundo, 2011 iniciou uma mudança de paradigma na indústria automobilística brasileira, uma mudança que só irá aumentar em 2012. Ser uma montadora no Brasil vai se tornar mais difícil, enquanto comprar um carro no Brasil vai se tornar mais divertido”, afirma.