Assim que o governo anunciou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca na quinta-feira (1º), as redes varejistas informaram que repassariam o desconto imediatamente para o consumidor final a fim de estimular as vendas.
No entanto, se você quer comprar fogão, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa ou tanquinho e não tem pressa, vale a pena esperar as liquidações do início do ano para conseguir um desconto maior, afirmam especialistas.
O presidente do Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), Claudio Felisoni, explica que as redes varejistas devem vender menos eletrodomésticos no fim de 2011 porque o consumidor está com menos dinheiro sobrando e a inadimplência está 13% maior neste fim de ano.
– Neste Natal, [as lojas] não vão vender tanto quanto achavam que iam vender. Existe uma situação de demanda bem menos intensa que a do ano passado. Para quem vai comprar à vista, é melhor esperar o começo do ano, quando é bem provável que tenha uma liquidação bem mais forte que a do ano que passou. Isso é uma das coisas que pode fazer com que os preços caiam mais, ou seja, que o consumidor absorva mais o benefício fiscal.
Reginaldo Nogueira, professor de economia do Ibmec-MG, também recomenda ao consumidor esperar para comprar produtos da linha branca. Segundo Nogueira, “o preço de eletrodoméstico costuma cair em janeiro porque tem a demanda muito aquecida pela linha branca no fim do ano”.
– Quando chega o início do ano, tem desconto e os saldões, então, tem uma queda natural de preço. Ao juntar isso com a queda do IPI, esperar ainda é a melhor saída. Na segunda quinzena de janeiro, a gente já consegue perceber essa queda de preço.