Veículos de Comunicação

4

Declaração de investimentos exige atenção

As dúvidas dos investidores em torno da declaração de investimentos são comuns. Segundo especialistas, a maior dificuldade está no cálculo do lucro líquido da operação

Diante da crescente busca por informações de como declarar os recursos investidos nos mercados, a EasyInvest lançou recentemente uma calculadora visando auxiliar os investidores nesse processo.

Ela permite checar de maneira eficiente o imposto de renda a ser pago sobre o ganho de capital dos investimentos efetuados somente na bolsa de valores.

A questão, segundo Amerson Magalhães, diretor da empresa, é que os investidores ainda têm dúvidas na hora de declarar, sendo que a maior dificuldade está no cálculo do lucro líquido da operação, uma vez que todos os custos devem ser eliminados.

Assim, além de facilitar na conta, a plataforma da EasyInvest também gera automaticamente o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

O pagamento dos impostos, por sua vez, deve ser realizado mês a mês, até o último dia útil do mês seguinte em relação a data de apuração do lucro com uma operação.

"Nesse caso os investidores devem estar atentos ao código com a receita, porque um ganho com bolsa, por exemplo, tem um código, enquanto com imóvel tem outro código", disse Samir Choaib, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados.

Vale lembrar que, em toda operação realizada em bolsa, o próprio investidor faz o recolhimento do imposto de renda, por meio do DARF, incidindo neste caso duas alíquotas, dependendo da operação.

Uma delas é de 15% para as operações normais e a segunda alíquota é de 20% para as operações Day Trade (operação de compra e venda no mesmo dia) sobre o ganho de capital.

Magalhães chamou a atenção para o ponto que mais gera dúvida para os investidores. Ele disse que nas operações Day Trade parte desse imposto é recolhido na fonte (1%) e a questão é que os outros 19% os agentes têm que calcular e fazer o recolhimento por conta própria.

E as operações normais, a alíquota do imposto de renda na fonte é de 0,005%.

Já em relação a outros tipos de investimentos, como renda fixa, fundos, etc., os contribuintes não têm muito que se preocupar, já que eles recebem um informe de rendimento dos bancos que possuem aplicações e já é tributado na fonte. "A pessoa só tem que declarar que recebeu um valor do banco", afirmou Choaib.

O prazo da entrega da declaração do imposto de renda começa dia 1º de março e vai até 30 de abril.

É importante mencionar que quem registrou ganho de capital em qualquer período de 2011, na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e similares deve declarar o imposto.