Veículos de Comunicação

4

Eldorado Brasil amplia número de funcionários efetivos

Mais de quatro mil colaboradores da fábrica são primarizados

Imagem interna da planta de produção da Eldorado Brasil, em Três Lagoas - Arquivo/JP
Imagem interna da planta de produção da Eldorado Brasil, em Três Lagoas - Arquivo/JP

A fábrica de celulose Eldorado Brasil, em Três Lagoas, adotou nos últimos meses a estratégia corporativa de primarizar parte dos colaboradores. Ou seja, serviços que antes eram prestados por pessoas de empresas terceirizadas, agora são exercidos pela própria equipe do efetivo da Eldorado.

O objetivo da empresa, segundo o diretor de Recursos Humanos, Élcio Trajano Junior, é de fortalecer a equipe. “Desta forma é possível que haja um mesmo alinhamento cultural e mesmo discurso com relação aos valores da Eldorado, afinal estamos falando de uma equipe própria”, pontua.

A Eldorado Brasil possui atualmente cerca 4.500 colaboradores já primarizados. “A primarização começou há alguns meses e a intenção da empresa é ampliar esta tendência”.

Segundo o diretor de RH, os serviços de limpeza, restaurante, manutenção, parte do transporte e silvicultura da organização já são atendidas por funcionários primarizados. Somente no serviço de silvicultura, são dois mil funcionários empregados. “Estamos avaliando a possibilidade de primarizar o transporte dos colaboradores da cidade para a fábrica, que ainda é um dos poucos serviços prestados por uma empresa terceirizada. Mas para que isso ocorra, temos que levar em consideração toda a rotina de uma empresa de fretamento, que vai desde a manutenção dos ônibus até a legislação do motorista”, finaliza.

GERAÇÃO DE EMPREGO

Com o propósito de elevar o número de funcionários primarizados e em fase de ampliação, as obras de expansão da Eldorado Brasil já foram iniciadas. É previsto para o ano que vem o período de pico de contratação para a construção da segunda linha. Vale lembrar que estas admissões são feitas pela empresa responsável pela obra.

Ao final da obra, a Eldorado espera contratar 700 novos colaboradores diretos e saltar para mais de cinco mil funcionários.

Élcio declarou ainda que, a Eldorado Brasil prioriza a contratação de colaboradores locais. “Noventa por cento dos profissionais empregados na fábrica são funcionários locais. Para isso, buscamos através de parcerias com instituições acadêmicas. O nosso olhar é para Três Lagoas. É lógico que às vezes não encontra mão de obra local e cedemos os 10% para o resto do país”, arremata.