A Fibria Celulose informou nesta quinta-feira (8/3) que foi aprovada a realização de oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias da companhia, em que estima obter cerca de R$ 1,25 bilhão.
A operação poderá ser realizada também sob a forma de American Depositary Shares (ADS), representadas por American Depositary Receipts (ADRs) – recibo de ações de companhia não sediada nos Estados Unidos.
A oferta está em linha com a estratégia da Fibria de fortalecer a sua estrutura de capital e contribuirá para a busca de um nível de alavancagem adequado.
O efetivo montante da transação será fixado após procedimento de coleta de intenções de investimento (bookbuilding).
Adicionalmente, a Fibria anunciou a venda de ativos florestais e terras localizados no Sul da Bahia para o Fundo Florestas do Brasil FIP, por R$ 235 milhões.
Os ativos em questão têm cerca de 16,5 mil hectares de plantio de eucalipto para serraria e celulose, com produção anual média de 565 mil m³ de madeira.
O fundo terá a opção de comprar, até o fechamento da transação, a totalidade das ações de propriedade da companhia, equivalente a 33,33% do capital total da serraria Bahia Produtos de Madeira, localizada na mesma região.
O objetivo da companhia é concluir a transação até 30 de junho de 2012, com o recebimento integral do valor acordado.