Veículos de Comunicação

4

MS registra aumento de 14% na produção industrial

O levantamento também revela que o estoque efetivo do setor registrou aumentou de 8,5%

A produção das indústrias de Mato Grosso do Sul apresentou crescimento de 14% em fevereiro com relação a janeiro deste ano, conforme Sondagem Industrial realizada mensalmente pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas de Mato Grosso do Sul para mostrar a evolução da produção, utilização da capacidade instalada, estoque de produtos finais, compras de matérias primas e as expectativas dos empresários para os próximos seis meses.


Enquanto no mês de janeiro o indicador da evolução da produção industrial apresentava valor de 42 pontos, em fevereiro esse índice subiu para 47,8 pontos. O resultado, apesar de ter ficado abaixo da linha dos 50 pontos – patamar a partir do qual se registram evoluções positivas -, foi maior que o
mesmo índice obtido no mês anterior, indicando, deste modo, uma produção industrial em aceleração no Estado.


Para se ter idéia, em uma comparação com o resultado observado para o Brasil, este indicador em Mato Grosso do Sul apresentou um incremento de 5,8 pontos em fevereiro contra 1,6 ponto do resultado nacional. Além disso, a Sondagem Industrial revela ainda que o estoque efetivo das indústrias do Estado aumentou em 8,5% no mês de fevereiro com relação a janeiro deste ano.


Já expectativa com relação à demanda nos próximos seis meses apresentou um crescimento de 6,2%, indicando, de certa forma, um otimismo ainda mais disseminado na indústria sul-mato-grossense. Em fevereiro o indicador alcançou a marca de 64,9 pontos contra 61,1 pontos obtidos no levantamento referente ao mês de janeiro, permanecendo bem acima da linha divisória dos 50 pontos, bem como da média histórica nacional neste período que é de 58,4
pontos.

Com relação ao ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), que a exemplo dos indicadores da atividade industrial também varia de 0 a 100 pontos, o Radar da Fiems aponta que os empresários do Estado continuam otimistas. Ele alcançou a marca de 64,1 pontos, ou seja, resultado 9% superior a média histórica nacional do ICEI para o período que é de 58,8 pontos.

Segundo avaliação do Radar da Fiems, o destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta do aumento da confiança dos empresários industriais no que diz respeito à expectativa em relação à economia do Estado, que avançou de 64,7 para 67,6 pontos em março, isto é, crescimento de 4,5% em relação ao último levantamento.