Veículos de Comunicação

4

Mulheres representam 25,5% dos industriários de MS

A maioria das 30,5 mil mulheres está empregada no segmento de alimentos e bebidas

Setor de alimentos e bebidas empregam 12.314 mulheres -
Setor de alimentos e bebidas empregam 12.314 mulheres -

A participação das mulheres no mercado de trabalho do setor industrial já corresponde a 25,5% do total de empregados. Conforme levantamento realizado pelo Radar Industrial da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a indústria estadual emprega 122,3 mil colaboradores. Desses, 30.586 são do sexo feminino, que estão distribuídas nas 9,8 mil empresas do setor. O levantamento é baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Conforme informações da Fiems, do montante de 30.586 mulheres que atuam na indústria, quase a metade delas, 12.314 trabalhadoras, está empregada nas indústrias do ramo de alimentos e bebidas.

Em segundo lugar, entre os segmentos que mais empregam mulheres está o de vestuário e têxtil, no qual atuam 6.410 operárias. Já a construção civil de Mato Grosso do Sul é responsável por empregar 2.655 trabalhadoras. No entanto, esse número pode crescer. No último processo seletivo para cursos do Prominp, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o índice de mulheres inscritas para participar de qualificação profissional em construção civil correspondeu a 30% do total.

Segundo informações da Fiems, com relação à participação relativa, ou seja, percentualmente, o segmento industrial que mais emprega mulheres é o de calçados, com 76,2% do total de funcionários, o que representa 1.606 trabalhadoras, seguido de perto pelo segmento da indústria do vestuário e têxtil, com 71,2%. Em terceiro, está o segmento da indústria de alimentos e bebidas, com 33,2%.