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Mulheres são mais cautelosas na hora de investir

As mulheres se diferem em muitos aspectos do sexo masculino e até no mercado acionário é possível distinguir bem quem está investindo

A inserção delas cada vez maior no segmento de bolsas de valores, pelo menos no Brasil, afasta a ideia de que isso é coisa de homens.

Para Rodrigo Puga, diretor de Home Broker da Spinelli Corretora, elas possuem características peculiares.

"As mulheres são mais cautelosas na hora do investimento, visando horizonte de longo prazo, enquanto os homens focam nos ganhos de curto prazo", diferenciou Puga.

Além disso, Puga destacou que elas estudam bastante antes de realizar um investimento, avaliam o caso, buscam mais conhecimento e informação a cerca de onde investirá.

"Esse comportamento sinaliza uma tendência", acrescentou o diretor de Home Broker, em relação ao perfil delas.

Para se ter ideia do crescimento, a base de clientes da Spinelli em 2008 era composta por 90% homens e 10% mulheres. Atualmente esse percentual está em 20%.

Puga acredita que esse crescimento está relacionado com o fato de maior familiarização do assunto, além do crescimento da renda nos últimos anos.

Apesar de ainda ser um mercado de maioria masculina, a participação delas na bolsa brasileira só vem crescendo.

Segundo dados da BM&FBovespa, as mulheres correspondem hoje por um quarto dos investidores na bolsa, ou seja, são 144.037 (25%). Vale lembrar que em 2002 esse número era de apenas 15 mil.

Para atraí-las ao mercado acionário, as empresas se movimentam. Neste Dia Internacional da Mulher, a Spinelli homenageia suas clientes com um dia de corretagem gratuita.

Já a Um Educacional, braço de educação financeira da corretora de valores Um Investimentos, aproveita o mês de comemoração para presenteá-las com uma palestra específica, ensinando como investir no mercado financeiro.

A BM&FBovespa, por sua vez, também colabora e muito com esse processo de popularização da bolsa para o publico feminino.

Em 2003 lançou o Programa Mulheres em Ação, que inclui um portal com informações e artigos sobre o investimento em bolsa, a rádio Mulheres em Ação e cursos presenciais gratuitos.

Além de estabelecer um canal entre as mulheres e o mercado de ações, um dos objetivos do programa é divulgar a cultura do "poupar" diante do apelo do consumo.  O Mulheres em Ação já soma 252 mil acessos.