Veículos de Comunicação

4

PF abre concurso com 600 vagas

Mato Grosso do Sul é um dos estados a receberem reforço policial

A Polícia Federal publicou, nesta semana, edital para abertura das inscrições do concurso público para a contratação de 600 servidores. Segundo informações do edital, serão 500 vagas para agentes e 100 para papiloscopistas. 

As vagas serão disponibilizadas para os estados de Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e nas unidades de fronteira.
Ainda conforme o edital, as inscrições podem ser feitas apenas pela internet, por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos / dpf_12_agente (caso o candidato esteja interessado na vaga para agente) e www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_papiloscopista (para candidatos às vagas de papiloscopistas). A data de inscrição segue até às 23h do dia 3 de abril (horário de Brasília). A taxa cobrada é de R$ 125. A guia poderá ser paga até o dia 16 de abril.

Para o cargo de agente investigativo, o salário inicial é de R$ 7.5124 mil. As atribuições do cargo correspondem a investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, cumprir medidas de segurança orgânica, entre outros. A jornada de trabalho, de acordo com o edital, é de quarenta horas semanais. 


SELEÇÃO
O processo seletivo do concurso será realizado em duas etapas. A primeira delas destina-se à admissão à matrícula no Curso de Formação Profissional e será executada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). Entre as exigências, estão o exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório; exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de prova discursiva; exame de aptidão física; exame médico e avaliação psicológica.

Já a segunda etapa do concurso público do Curso de Formação Profissional será aplicada pela Academia Nacional de Polícia.

Entretanto, para concorrer a todas essas etapas, é exigido que o candidato possua ensino superior completo em qualquer área, desde que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Ainda conforme o edital da Polícia Federal, as provas objetivas e discursivas terão duração de cinco horas e estão previstas para acontecer no dia 6 de maio deste ano, no turno da data – locais e horários de realização serão publicados no Diário Oficial da União. Já o exame de aptidão física está previsto para os dias 23 e 24 de junho.