Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas fica entre as 100 primeiras cidades no Índice Firjan de desenvolvimento

Município foi o segundo colocado em todo o país na categoria Emprego e Renda

No ano base do estudo, obras da UFN-III estavam em ritmo acelerado - Arquivo
No ano base do estudo, obras da UFN-III estavam em ritmo acelerado - Arquivo

Três Lagoas ficou entre as 100 cidades brasileiras com maior índice de desenvolvimento municipal, segundo estudo elaborado pela Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o Índice Firjan, que tem 2013 como ano base da pesquisa, o município conquistou o índice de 0.8494 de IFDM Consolidado, o que rendeu ao município a 96ª posição em todo o país em desenvolvimento municipal e a 2ª colocação no Estado. Em Mato Grosso do Sul, o primeiro lugar ficou para Costa Rica, com índice de 0.8508, que ficou na 92ª posição no ranking nacional.

De acordo com a pesquisa, a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, ficou na terceira posição em desenvolvimento municipal no Estado e no 277º lugar no nacional, com o IFDM de 0.8508.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é um estudo do Sistema Firjan, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Entre os quesitos acompanhados, estão: Emprego e Renda, Educação e Saúde. O IFDM Consolidado é a soma dessas três modalidades.

A maior pontuação de Três Lagoas foi na categoria Emprego e Renda, com índice de desenvolvimento de 0.8955, considerado alto. O índice fez com que o município ficasse em segundo lugar em todo o país em geração de emprego e renda e em primeiro no Estado. Naquele ano, Três Lagoas registrava processo acelerado de geração de empregos graças às obras de construção civil da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), da Petrobras, que estão paralisadas há um ano.

No ano anterior, 2012, o Índice Firjan havia colocado Três Lagoas em terceiro lugar na média nacional, com nota de 0.8929 para Emprego e Renda. No IFDM Consolidado, soma de todos os índices, a cidade havia ficado com média de 0.8455, o que resultou na 112ª posição nacional e 1º lugar em Mato Grosso do Sul.

SAÚDE

A comparação do estudo de um ano para outro mostrou que a cidade apresentou leve aumento na qualidade da Saúde. Porém, ainda não suficiente para ficar entre as três melhores de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas obteve nota 0.8998, a oitava melhor do Estado e a 487ª em todo o país. No ano anterior, a cidade havia conquistado a 264ª posição nacional. Ainda segundo a pesquisa, a cidade de Alcinópolis é a que apresenta a melhor saúde em todo o Estado, com índice de 0.9304 e a 194ª posição nacional.

EDUCAÇÃO

Se a cidade tem alto índice de geração de emprego e saúde estabilizada, o desenvolvimento na Educação apresentou queda.  Com média de 0.7528, índice considerado moderado de desenvolvimento, Três Lagoas ficou na 23ª posição em Mato Grosso do Sul e 2828º, na nacional.

São oito posições abaixo da registrada no anto anterior no ranking estadual, quando a cidade havia registrado o 15º melhor desenvolvimento em educação de MS. No ranking nacional, o município perdeu 374 posições nessa modalidade da pesquisa.

A cidade com melhor índice de desenvolvimento em educação foi Costa Rica, com nota de 0.9268, o que lhe rendeu a 288ª posição em todo o país.

ÍNDICE FIRJAN

A pesquisa foi lançada em 2008 e é desenvolvida com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento.