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Valor médio do presente no Dia dos Namorados é de R$ 64

No entanto, maioria dos consumidores pretende gastar mais de R$ 70. Apesar do alto valor, comerciantes estimam vendas 3% menores em relação a 2012

O Dia dos Namorados, uma das datas que mais movimenta o varejo paulistano, deve pesar no bolso do consumidor. De acordo com uma pesquisa, 69,7% dos paulistanos pretendem presentear neste ano.

O valor médio de cada presente deve ser de R$ 64, mas a maioria dos consumidores (68,1%) pretende gastar mais de R$ 70 nas compras, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Os itens de vestuário, calçados e acessórios são a preferência para 38,3% dos consumidores presentear no Dia dos Namorados e também são os itens mais desejados para 30,7% que serão presenteados.

De olho nos melhores preços e buscando o não endividamento, a forma declarada de pagamento mais utilizada será à vista (cheque, dinheiro ou débito) para 72,9% dos paulistanos, seguido pelo cartão de crédito (24,8%).

O levantamento também apontou que 75,7% dos entrevistados costumam pesquisar antes de decidir qual presente comprar. Para estes que pesquisam, a maioria (41,7%) costuma visitar até três estabelecimentos antes de se decidir. O costume de comprar o presente na véspera da data será mantido por 42,4% dos entrevistados, enquanto para 41,5% o presente foi comprado com uma semana de antecedência.

Segundo a assessoria técnica da FecomercioSP, esses dados mostram efetivamente um amadurecimento no comportamento do consumidor, uma vez que a maioria dos consumidores passam por esse processo de pesquisa e muitos já estão se adiantando nas compras, evitando alguma surpresa que o faça comprar o que não quer, por um preço superior ao desejado.

A sondagem também apresenta que 53,4% dos entrevistados não esperariam passar a data passar para aproveitar uma promoção.

Entre aqueles que não pretendem presentear, 34,4% não o farão por estarem endividados ou sem dinheiro e 30,2% porque não tem costume de presentear em datas comemorativas. Quando perguntados se prefeririam quitar uma dívida ao invés de presentear seu (sua) companheiro (a), 73,2% dos paulistanos optariam por zerar suas contas antes de fazer novas.

A sondagem da FecomercioSP mostra que comércio geral está pessimista com o Dia dos Namorados e espera diminuição do faturamento de -3%, em relação ao ano passado.

O pessimismo dos comerciantes impacta na baixa admissão de funcionários temporários, com apenas 11% das empresas afirmaram que costumam contratar funcionário temporário para as vendas do Dia dos Namorados.

Porém, 92% das empresas que contratam esse tipo de mão de obra costuma efetivá-la depois da data comemorativa.