Neste domingo (1), começa a segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Ao todo, serão 14 times de seis Estados e do Distrito Federal brigando por uma vaga nos playoffs da competição que traz algumas mudanças na fórmula de disputa em relação à temporada anterior. A intenção, segundo os organizadores, é deixar a competição mais atrativa para o público, os clubes e, principalmente, os patrocinadores.
" A primeira etapa já foi vencida: obter a unidade dos clubes. Hoje todos pensam no basquete. Nossa obrigação, nesta segunda fase, é profissionalizar o esporte", diz o presidente da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjemi.
As mudanças começam na classificação para os playoffs. Em 2008, os oito primeiros colocados da primeira fase se garantiam automaticamente nas quartas de final. Na atual temporada, apenas os quatro melhores já estão classificados à próxima etapa do torneio e as quatro vagas restantes serão disputadas pelos clubes que ficarem entre a quinta e a 12ª colocação na fase inicial.
Apesar das alterações no regulamento e na fórmula de disputa, os favoritos a conquistar o título são os mesmos do campeonato passado. O Flamengo, atual campeão, surge como time a ser batido, seguido pelo vice-campeão Universo/BRB/Financeira Brasília, Pitágoras/Minas, Vivo/Franca, Pinheiros/SKY, Ciser/Araldite/Univille e Paulistano/Amil.