Dono da melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro entra em campo neste domingo (1), às 17h30 (MS), contra o Fluminense, no Mineirão, em busca de mais três pontos que não apenas confirmem a sua ascensão na competição, mas que também possam valer finalmente um lugar no G-4.
Do outro lado, o Tricolor chega motivado pela vitória sobre o Atlético-MG, ironicamente mais do que nunca rival da Raposa, e ainda respirando na luta contra o rebaixamento. Um confronto com clima de "decisão", mesmo que com equipes em lados opostos da tabela.
O time celeste é o quinto colocado do Brasileirão, com 51 pontos, a um do G-4, mas está “lado a lado” com o Flamengo (6º) – leva a melhor por ter uma vitória a mais (15 contra 14).
Um tropeço de Internacional ou Atlético-MG, que enfrentam Botafogo e Goiás, respectivamente, coloca os mineiros no grupo que disputará a Taça Libertadores em 2010. Já a equipe das Laranjeiras ocupa a lanterna do campeonato, com 30 pontos, a cinco do Botafogo, primeiro time fora do Z-4.
Ao seu lado está o Sport, que leva vantagem no primeiro critério de desempate (sete vitórias contra seis do Tricolor). Uma derrota em Belo Horizonte deixa o Fluminense em situação ainda mais desesperadora.