Dois dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, Flamengo e Santos escrevem neste sábado, a partir das 17h30 (MS), no Maracanã, mais uma página do duelo, válido pela 33ª rodada do Brasileirão, que até já foi final da competição nacional em 1983.
E é este clima de decisão que vai prevalecer em campo. Derrotado de forma surpreendente por 2 a 0 pelo Barueri no meio de semana, o Flamengo busca a reação diante dos paulistas. Vencer é fundamental para o time carioca seguir sonhando com o título, já que possui 51 pontos, seis a menos que o líder Palmeiras. Além disso, caso triunfe, o Rubro-Negro dormirá na zona de classificação para a Copa Libertadores da América.
Para isso, o técnico Andrade vem procurando trabalhar o aspecto psicológico de seu grupo para que a derrota do meio de semana não seja um complicador diante dos santistas. Ele lembrou que a campanha da equipe no Campeonato Brasileiro deve servir de motivação na luta pelos três pontos contra o Peixe.
"Muitos lamentaram porque não entramos na zona de classificação para a Copa Libertadores na rodada passada, mas é preciso enaltecer o fato de termos essa possibilidade depois de muitos duvidarem do Flamengo. Nós reagimos ao longo do Brasileiro e não queremos parar por aí. O nosso grupo tem consciência de que uma vitória contra o Santos nos recoloca em boas condições e é nisso que precisamos focar. O Barueri faz parte do passado", disse o treinador.
Enquanto os rubro-negros querem a vitória para manter vivo o sonho do título brasileiro ou, na pior das hipóteses, de uma classificação a próxima edição da Libertadores, o Peixe – 13° colocado, com 42 pontos -, vai até o Rio de Janeiro pretendendo estragar os planos dos cariocas e pretendendo se aproximar da classificação para a Copa Sul-americana do ano que vem.
"A importância de vencer este jogo é justamente essa: poder conquistar uma vaga na Sul-americana e tirar um concorrente ao título, o que vai ser bom para a gente", disse o meia Paulo Henrique Lima, um dos principais destaques dos santistas e novo camisa 10 da equipe.