Sob as luzes dos refletores da Yas Marina, Lewis Hamilton confirmou neste sábado (31) o favoritismo estabelecido nos treinos livres e garantiu a pole no GP dos Emirados Árabes Unidos, programado para este domingo (1). O piloto marcou 1min40s948 para garantir o direito se não ter ninguém à frente no início da disputa, que é a novidade do calendário 2009 da Fórmula 1.
Rival de Rubens Barrichello na briga pelo vice-campeonato do Mundial de Pilotos, Sebastian Vettel será o segundo colocado. O brasileiro, por sua vez, sai em quarto, pouco atrás do outro piloto da Red Bull, Mark Webber.
Companheiro de Lewis Hamilton na McLaren, Heikki Kovalainen decepcionou: após ser o piloto mais rápido da sexta-feira (30), o finlandês não passou de uma 13ª colocação. Outro representante do país, Kimi Raikkonen sofreu com o mau desempenho da Ferrari no novo traçado e sairá da 11ª posição.
Quem também tem motivos para lamentar é a Renault, cujos dois pilotos, Fernando Alonso e Romain Grosjean, foram eliminados logo na primeira parte do treino classificatório. O mesmo aconteceu com os dois representantes da Force India, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi.
A corrida deste domingo será disputada a partir das 10 horas (MS). Será a primeira vez na história da Fórmula 1 que um GP começará de dia e terminará de noite.