Veículos de Comunicação

Esportes

Paraolimpíadas Escolares começam amanhã em Brasília(DF)

Poderão participar das Paraolimpíadas Escolares 2009 os alunos com deficiência física, visual e/ou intelectual

A terceira edição das Paraolimpíadas Escolares será realizada em Brasília de 10 a 15 de novembro e já conta com a participação confirmada de 19 estados além do Distrito Federal, e aproximadamente 1,2 mil pessoas estarão envolvidas nas disputas, entre técnicos, atletas e guias. “É um número excepcional”, comemorou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB, organizador do evento.

“Se temos tantos inscritos é sinal de que existe matéria prima. Lanço um desafio para que as 27 unidades da federação participem da próxima edição”, avisou Parsons. Em relação à última edição, o número de participantes era de 482, de 14 estados.

Poderão participar das Paraolimpíadas Escolares 2009 os alunos com deficiência física, visual e/ou intelectual, com idade mínima de 12 anos (nascidos em 1997) e máxima de 21 anos (nascidos em 1988), de acordo com cada modalidade e que estejam regularmente matriculados e frequentando escolas do Ensino Fundamental ou Médio da Rede Pública ou Particular com reconhecimento do MEC.

Cada delegação pode conter, no máximo, 185 integrantes. Os custos com alimentação, hospedagem e transporte interno são de responsabilidade do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), provenientes da Lei Agnelo/Piva.

As modalidades oferecidas são: atletismo, natação, futebol de cegos (fut-5), futebol para paralisados cerebrais (fut-7), tênis de mesa, goalball, bocha e judô. Os três primeiros colocados em cada prova e modalidade poderão se inscrever no programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, no próximo ano.

A primeira edição das Paraolímpiadas Escolares ocorreu em 2006, em Fortaleza, com atletismo e natação. No ano seguinte, foram realizadas em Brasília, com o incremento do tênis de mesa e do goalball. Em 2008, não houve disputas.

Mato Grosso do Sul não participou da 1ª edição das Paraolimpíadas escolares e na 2ª edição participou com uma delegação de 21 atletas, nas modalidades de atletismo, natação e tênis de mesa, ficando com o troféu de 2º lugar nas modalidades de atletismo e tênis de mesa, ficando em 6º lugar na classificação geral e em 4º no quadro de medalhas.

Nesta 3ª edição Mato Grosso do Sul irá participar com uma delegação de 73 pessoas, sendo 45 atletas, 11 técnicos, 1 fisioterapeuta, 1 delegado oficial, 1 chefe de delegação e 14 apoios, nas modalidades de atletismo, futebol de 7, judô, bocha e tênis de mesa, com alunos/atletas das cidades de Campo Grande, Dourados, Tacuru e Três Lagoas. A delegação de MS embarca hoje às 18h.