O futsal treslagoense em 2009 já está na história. Mesmo que o título do Estadual escape, a campanha é a melhor de todos os tempos na competição. Desde 2005 disputando o campeonato, a Seleção de Futsal de Três Lagoas sempre parou na primeira fase. Desta vez não só classificou-se para a segunda fase, como foi vencendo os jogos e quebrando recordes até chegar à inédita decisão, na qual inclusive empatou fora em Campo Grande contra o ABC no último sábado, dia 21, em 1 a 1. O resultado deixou a equipe do técnico Vilson Leal a apenas uma vitória simples para ser campeã. Mas não será fácil.
“O time deles é muito bom, precisamos vencer de qualquer jeito”, afirmou o treinador.
Há um ano no comando da equipe e há quatro fazendo parte da comissão técnica, Leal detectou os erros do passado para explicar o sucesso atual. “Sempre foram times bem montados, mas tinha muito jogador de fora. Acabava que o grupo ficava rachado, muitos não queriam a companhia de ninguém de fora”, disse. Em 2009 o erro não foi repetido. “Agora só tem jogador daqui. Estão todos muito unidos. É como uma família, um apóia o outro”, comparou o treinador.
O time tem média de idade de 27 anos e estreou empatando fora de casa contra Cassilândia em 2 a 2. “Logo nesse primeiro jogo senti que o time tinha algo diferente, que poderia ser campeão”, comentou Leal. Na sequência veio a primeira vitória, em Rio Verde goleada de 6 a 3 sobre São Gabriel. A participação na primeira fase foi encerrada com uma vitória em casa sobre Rio Verde por 2 a 1. “Eles tem um time excelente. Rio Verde estava muito cotado para ser campeão”, destacou. Na segunda fase, empate em Corumbá com a Seleção local por 5 a 5, vitória sobre o Mace de Campo Grande por 6 a 0 e derrota (já classificada) em Dourados por 5 a 2 para o Indaiá. Pelas semifinais, duas partidas contra Rio Verde: vitória em casa por 1 a 0 e empate fora por 3 a 3. Resultados que levaram os treslagoenses para a final da competição.
A ordem agora, próximo do título, é conter a euforia. “Se jogarmos focados, vencemos. Tenho que mostrar para eles que ainda não ganhamos nada. Tem que jogar. Inclusive terminou o jogo lá em Campo Grande, ficamos uma hora no vestiário conversando sobre isso”, disse o técnico Leal. A segunda partida da decisão acontece no próximo sábado, dia 28, às 19h30 no ginásio Cacilda Acre Rocha. Novo empate fará com que uma terceira partida seja disputada. Quem vencer fica com a taça.