Veículos de Comunicação

Esportes

Procurador-geral do STJD diz que existe chance de Palmeiras x Sport ser anulado

Jogadores do Sport cercam o árbitro Elmo Resende depois do polêmico gol de empate do Palmeiras

A polêmica aumenta a cada rodada no Campeonato Brasileiro. Depois das confusões, erros de arbitragem, troca de farpas, acusações e processos na Justiça, o torneio pode tomar um rumo inesperado: o tapetão.

Em entrevista ao site Globoesporte, Paulo Schmitt, procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), disse que existe a possibilidade do jogo Palmeiras 2 X 2 Sport, realizado na quarta-feira (11) no Palestra Itália, pode ser anulado por causa do erro do árbitro Elmo Resende.

O árbitro validou o gol de Danilo, aos 40 minutos do segundo tempo. No lance, mesmo sem qualquer irregularidade, ele apita antes de o palmeirense marcar o gol que selou o empate por 2 a 2. O goleiro Magrão nitidamente desiste da jogada ao ouvir a marcação do árbitro, que foi afastado pela CBF na tarde de ontem.

Segundo o procurador, o Sport tem dois dias, a partir da publicação do relato, para apresentar o recurso. “É difícil dizer se existe erro de direito. Vai depender do que o prejudicado vai apresentar como provas. Não há o pedido do Sport ainda. Compete ao clube prejudicado entrar com pedido de impugnação do jogo. Ele tem de juntar as provas e anexá-las para entrar com pedido de anulação de resultado. Pode entrar com uma imagem de TV, a prova que tiver.
 
E quem julgar vai avaliar se há ou não erro de direito”, disse Schmitt. O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que "a partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito". Mas o vice-presidente jurídico do Sport, Eduardo Carvalho, disse “que o clube não pretende poupar esforços para conseguir a anulação da partida”. Carvalho explicou que ainda entrará em contato com Schmitt antes de tomar qualquer ação.

“Se depender de uma ação do Sport, entraremos com o recurso. Temos as imagens da televisão, que são claras, e o comentário de toda a imprensa nacional a nosso favor”, disse o dirigente.