A 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B será aberta nesta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), com seis jogos que não valem nada na classificação final. Os 12 clubes em campo vão brigar apenas pela honra e por lugares melhores na tabela de pontuação.
Em Goiânia, por exemplo, o Atlético Goianiense enfrenta o Bahia sonhando com o vice-campeonato. Enquanto isso, o técnico Paulo Bonamigo, após renovar contrato com o tricolor baiano, observa os jogadores para 2010. Após bater o Juventude, o time goiano se manteve na quarta colocação, com 65 pontos, dois a menos que o Ceará, o segundo colocado. Já o Bahia chegou à sua terceira vitória consecutiva ao bater o Guarani e é o 13.º, com 48.
Em São Paulo, a Portuguesa recebe o Campinense, que não quer terminar a competição na lanterna. Se a Lusa bateu o líder Vasco e chegou aos 61 pontos, na quinta colocação, o Campinense derrotou o ABC e, com apenas 36 pontos, amarga a penúltima posição, já rebaixado à Série C.
São Caetano e Figueirense, que lutaram pelo acesso, jogam no ABC paulista. De contrato renovado, o técnico Antônio Carlos tenta a segunda vitória consecutiva após vencer o Fortaleza. O time da casa está na nona colocação, com 51 pontos, nove a menos que o Figueirense, em sexto lugar. A equipe catarinense tenta se recuperar da derrota para o Duque de Caxias, que eliminou suas chances de acesso.
Em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Ponte Preta fazem um confronto por melhores colocações. O clube carioca tem 51 pontos, um a menos que os campineiros. Este será o último jogo do interino Wanderley Paiva – Sérgio Guedes foi contratado pelo clube paulista para a temporada de 2010.
Em Natal, o ABC enfrenta o Bragantino e tenta deixar a lanterna, onde soma apenas 35 pontos. Enquanto isso, o time do interior paulista estacionou nos 50 pontos, na 11.ª colocação, após perder para o Brasiliense, em Bragança Paulista.
Por fim, em Curitiba, o Paraná tenta superar a greve de jogadores para encarar o rebaixado Fortaleza. Após o empate com o Vila Nova, os jogadores da equipe paranaense entraram em greve por falta de pagamento de salários e direito de imagem.
No sábado, todos os quatro jogos que encerram a rodada vão definir o último rebaixado. Enquanto isso, Guarani e Ceará lutam pelo vice-campeonato.
Confira a 38.ª rodada da Série B:
Sexta-feira
21 horas
Portuguesa x Campinense
Paraná x Fortaleza
ABC x Bragantino
Duque de Caxias x Ponte Preta
São Caetano x Figueirense
Atlético-GO x Bahia
Sábado
17 horas
Guarani x Juventude
Ipatinga x Vasco
Brasiliense x Vila Nova
Ceará x América-RN