A melhor campanha disparada não deixou dúvidas sobre a conquista do bicampeonato do Amador pelo Comercial. Foram 12 jogos, oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. A equipe do técnico João Torres marcou 35 gols, o que resultou no melhor ataque da competição, e sofreu apenas 11, ficando com a melhor defesa. A única “perda” foi a artilharia, que ficou para o atacante Trannin do Arapuá. O goleador da equipe foi o centroavante Alemão com sete gols.
Treinador da equipe, João Torres, exaltou a conquista. “No futebol nem sempre ganha o melhor. Mas os números comprovam que fomos superiores. É muito difícil um bicampeonato, pois os vencedores variam muito de ano para ano.
Mas é muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Investimos muito nessa equipe”, frisou. Os desfalques foram apontados por João como o motivo da única derrota na competição, diante do Oratório. “Todo ano é assim. Nunca jogamos com todos os titulares na primeira partida. Dessa vez, três jogadores ainda não tinham nem assinado para jogar conosco”. A primeira fase serviu para entrosar o time. “Nós fomos evoluindo. Pegamos cinco atletas que jogaram no Misto (Jean Negão, Cisco, Rafael Índio, Cristiano e Dezinho) que estavam bem fisicamente. Eles se sobressaíram, o nível subiu muito.
Terminamos em primeiro e já deu para ter uma noção de que iríamos chegar”, disse João.
Na segunda fase, a melhora das demais equipes, deixou a caminhada mais complicada. “Foram quatro jogos de uma chave contra outra. Todo mundo tinha jogado várias partidas e os desempenhos estavam quase iguais”, salientou o treinador. Curiosamente o quadrangular que decidiu a vaga na final, foi menos complicado. “Foi mais fácil porque ganhamos dois jogos e já estávamos classificados para a final”. João Torres apontou o jogo considerado mais emocionante e o mais difícil. “A final foi mesmo o que deu mais emoção. No primeiro tempo o jogo foi truncado, mas aí fiz alterações e a equipe venceu bem. Título é título, claro que empolga mais.
Porém, o mais complicado foi diante do Vila Nova (empate de 1 a 1). Estávamos perdendo e suamos para empatar”, finalizou Torres.
O Comercial disputará em 2010, a segunda divisão do Campeonato Estadual Profissional.