RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de abril

Aposentados pressionam pela isenção na taxa da Previdência

Pede isenção da cobrança previdenciária de aposentados e pensionistas de MS até o valor do teto nacional pago pelo INSS

Por Lígia Sabka/ Gerson Wassouf
23/03/2024 • 13h30
Compartilhar

Servidores aposentados do Estado têm comparecido constantemente nas sessões da Assembleia Legislativa e, na quinta-feira (21), última sessão da semana, tiveram o apoio dos profissionais da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS).

Mais de 500 manifestantes estiveram presentes no Palçácio Guaicurus, sede do Legislativo Estadual. Muitos ficaram para fora do plenáriopor falta de espaço nas galerias.

Os aposentados e pensionistas do Estado de Mato Grosso do Sul reivindicam a isenção da alíquota da previdência descontada mensalmente sobre os benefícios pagos. “Nós somos, no estado, 29 mil servidores aposentados e, desde 2021, passamos a ter um desconto de 14% em cima da remuneração mensal. Isso deu um impacto financeiro muito grande na vida dos aposentados”, disse a aposentada Auxiliadora Darc Espíndola.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Fetems, Jaime Teixeira informa que “em 12 estados da União não se cobra previdência dos aposentados até o teto do Regime Geral de Previdência. Esse teto hoje é de R$ 7,8 mil. O que acontece aqui em MS,  é que é taxado a partir de um salário mínimo e o que nós queremos é a isenção até o teto”.

Um grupo de trabalho foi criado para resolver o impasse e vai trabalhar em conjunto com a comissão do legislativo formada para intermediar o assunto entre Governo do Estado, servidores aposentados e pensionistas.

Fazem parte do grupo deputados e representantes da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), Casa Civil, Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD).

Nessa última semana começou a tramitar um projeto na Casa de Leis com mudanças propostas pelo executivo estadual, mas os previdenciários não concordaram com os termos e o impasse continua.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas