Três Lagoas, 26 de outubro
26º C
(67) 99229-0519

Bombeiros alertam sobre riscos de afogamento durante feriadão em rios de Três Lagoas

Confira as orientações para diversas situações

Por Redação
12/10/2021 • 09h00
Compartilhar

Com o feriadão prolongado desde sexta-feira (8) até esta terça-feira (12), os rios são uma boa opção de lazer para moradores e turistas, em Três Lagoas. A região é cercada de ranchos às margens dos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde. Mas antes de sair para o passeio, saiba quais são as orientações de segurança do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros que podem ajudar a evitar acidentes e até tragédias.

Seja em passeios em meio à natureza de Mato Grosso do Sul, repleta de rios e cachoeiras, ou até mesmo em clubes e pousadas com piscinas,  a orientação é se atentar às dicas do Corpo de Bombeiros para curtir o feriado com segurança.

Confira abaixo as orientações para diversas situações:

JPNEWS: BANNER TRANSFORMAÇÃO DE 15.10 A 31.12.2021
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afogamentos

Caso presencie um afogamento, só tente salvar a vítima se for habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação; caso contrário, se for possível a aproximação, lance algum objeto flutuante (boia, isopor, prancha, etc) que ajude a vítima a flutuar ou que possa agarrar e ser tracionada para a margem (cordas, galhos com boa resistência, etc); acione o guarda vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone de emergência 193; piscinas de clubes e condomínios devem possuir acessos restritos e placas com informações; pais e/ou responsáveis devem dedicar atenção integral às crianças; a existência de guarda-vidas não substitui a atenção e responsabilidade dos pais e/ou responsáveis; não faça uso de bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água; obedeça às orientações e determinações dos guarda-vidas; respeite as sinalizações de alerta e proibição; evite brincadeiras que coloquem a segurança em risco, tais como “briga de galo”, “caldo”, competições de apneia (segurar o fôlego), entre outras; evite mergulhos “de ponta” em locais que não possuam conhecimento sobre a profundidade e relevo subaquático.

Em rios, balneários e piscinas

Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e não mergulhe alcoolizado; procure sempre um local com segurança de guarda-vidas; sempre que for nadar, avise um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para retorno; crianças não devem brincar em piscina sem a supervisão de um adulto. Mas não as deixe sob cuidados de pessoas estranhas; as crianças não devem brincar de empurrar, dar “caldo” dentro da água ou simular que estão se afogando; não permaneça perto de embarcações; cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água;

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews