RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de junho

Lei de cotas é renovada por mais 10 anos

As regras passam a valer já a partir de 2024

Por Sidney Cardoso
20/11/2023 • 12h35
Compartilhar

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei nº 5384/20 com a revisão da Lei de Cotas, que foi renovada por mais 10 anos. Sancionada em 2012, a lei garante a reserva de vagas nas universidades e institutos federais para estudantes negros, pardos, indígenas, com deficiência e de baixa renda da escola pública.

A Lei de Costas passou  também por outras mudanças, como durante a inscrição através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será considerada primeiro as notas obtidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibulares em ampla concorrência e só depois serão observadas as reservas para as cotas.

Outras atualizações da lei são do valor da renda familiar que foi reduzido de um salário mínimo e meio para um salário mínimo, quilombolas serão inclusos nesta política e programas de pós-graduação deverão promover as cotas, além de estudantes cotistas que serão prioridade no auxílio estudantil. As regras passam a valer já a partir de 2024.

Saiba mais na reportagem abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas