Veículos de Comunicação

Polícia

Aumenta apreensões de cocaína que passaram pelo Brasil

De acordo com organização , o Brasil foi o único país sul-americano de onde a cocaína partiu e foi interceptado na África em 2009

Em quantidade apreendida na Europa, no entanto, Brasil está atrás de Venezuela e Equador -
Em quantidade apreendida na Europa, no entanto, Brasil está atrás de Venezuela e Equador -

Um relatório da agência da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC) divulgado na última quinta-feira (23) indica que o número de carregamentos de cocaína vindos do Brasil que foram apreendidos na Europa aumentou mais de dez vezes entre 2005 e 2009.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas, o número de carregamentos saltou de 25 (ou 339 kg), em 2005, para 260 (1.500 kg), em 2009, o que o tornou o Brasil "o país de trânsito mais proeminente das Américas – em termos de número de apreensões – de remessas de cocaína apreendidas na Europa."

Em termos da quantidade de cocaína apreendida na Europa advinda de países intermediários, no entanto, o Brasil está atrás da Venezuela e do Equador – já que a droga que parte destes países é geralmente transportada em cargas maiores, segundo o relatório.

De acordo com a Organização Mundial das Aduanas, o Brasil foi o único país sul-americano de onde partiram carregamentos de cocaína interceptados na África em 2009. O maior uso do Brasil como rota de passagem de cocaína para a Europa também se traduz no crescimento das apreensões da droga no território brasileiro, que passaram de 8 toneladas, em 2004, para 24 toneladas, em 2009.

O relatório aponta ainda que o Brasil foi o país que relatou maior apreensão de crack nas Américas. Em 2009, foram interceptados 374kg da droga no Brasil, número bastante superior aos do Panamá (194kg), Estados Unidos (163kg) e Venezuela (80kg).