Veículos de Comunicação

Polícia

Comunidade entrega reivindicações ao Comando

Reivindicações do conselho foram entregues durante o Fórum de Segurança

-
-

Na semana passada, os membros do Conselho da Comunidade de Três Lagoas aproveitaram na semana a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, no primeiro dia do Fórum de Segurança Integrada e Cidadã para entregar uma lista de reivindicações para a segurança pública do Município.

De acordo com o presidente da instituição, José Rodrigues, o ofício é baseado em um levantamento sobre a real situação de todos os órgãos de segurança do Município – estudo que levou mais de dois meses para ser concluído. “Este levantamento foi feito para detectar a situação da Cidade e o que é necessário para melhorar a segurança pública. Foram feitas pesquisas em quase todos os órgãos ligados à segurança, entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e no sistema penitenciário”, disse.

Para Rodrigues, todas as situações trazidas no documento são prioridades, mas existe uma que chama mais a atenção, que é a implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) – que reúne, em uma única unidade, as chamadas para todos os órgãos de segurança. “Sabemos da existência deste organismo, que será de boa ajuda para a segurança de Três Lagoas”, completou.

As reivindicações foram bem aceitas pelo coronel Davi. Segundo ele, o levantamento ajudará o comando a traçar as ações necessárias para melhorar a eficiência da PM. Em uma forma de “bate papo”, o comandante geral foi respondendo, na hora, aos principais itens relacionados à Polícia Militar – o restante das solicitações, que envolvem outras instituições, será encaminhado para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De acordo com ele, em breve Três Lagoas receberá mais viaturas. “Em breve, a PM de Três Lagoas será beneficiada com mais viaturas, já adquiridas. Além disso, dentro de alguns dias, o governo estadual deverá adquirir mais 31 novas viaturas e Três Lagoas também será beneficiada”.

Outra reivindicação foi a de abertura de um novo curso de formação de soldados da PM para o Município. Em resposta, David informou que o Comando Geral já entregou ao governo estadual o pedido de inclusão de todos os aprovados no último concurso da corporação, um total de 440 vagas, aproximadamente. “Tivemos a formação de novos policiais neste ano e Três Lagoas será beneficiada novamente. Temos algumas cidades que são prioridades para esta nova turma, entre elas Três Lagoas, Campo Grande e Naviraí”, disse.

O Conselho da Comunidade também solicitou a criação do Pelotão de Choque no Município. O projeto de criação já havia sido anunciado pelo tenente coronel Geraldo há alguns meses e, segundo David, pode estar próximo de ser concretizado. “Há dois anos entregamos o pedido para a aquisição de equipamentos para montar cinco pelotões de choques. Dentre eles, mais um pelotão em Campo Grande e implantação de um grupo especializado para Três Lagoas, que também se faz necessário”.

Já em relação ao Ciops, David explicou que uma alternativa seria a melhora no atendimento do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), com a qualificação dos profissionais. Rodrigues lembrou que, recentemente, o Conselho da Comunidade doou um equipamento para a melhora do atendimento das chamadas da PM.

No mesmo encontro, também foram debatidos o problema da falta de combustíveis da PM e também o número reduzido de oficiais, que, segundo o coronel David, deverá ser reforçado, mais uma vez – recentemente Três Lagoas recebeu dois tenentes.

Os membros do Conselho Comunitário de Segurança também aproveitaram para solicitar, junto ao Comando Geral, maior apoio para a instituição não governamental, a primeira fundada em Mato Grosso do Sul.