
A partir da próxima semana a Polícia Militar de Três Lagoas dará início ao projeto “Bairro Seguro”. Câmeras de vigilância privadas serão instaladas em ruas de dois bairros e no centro da cidade. De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Ênio Souza, os moradores terão acesso às imagens pelo celular. Ao presenciarem alguém em atitude suspeita, arrombamento, furto, ou roubo, o morador aciona o botão de emergência do celular. No mesmo instante, o Centro de Operações da Polícia Militar também é acionado.
O comandante explicou que no grupo do aplicativo dos moradores haverá um policial que reside no bairro, e que será o gestor. Inicialmente, o projeto será implantado em ruas dos bairros Vila Piloto, Santos Dumont e no centro. “Dando certo, vamos expandir para outros bairros da cidade”, disse .
Segundo o major, o projeto visa reduzir os índices de furtos e roubos. “Já reduzimos os índices de roubo em 40% e furto em 20%. Queremos reduzir bem mais”, destacou Ênio.
O comandante disse que não é possível à Polícia Militar estar presente em todo lugar ao mesmo tempo. “Apesar do nosso esforço, não conseguimos estar em todas as ruas. O objetivo do projeto é fazer com que os próprios moradores ajudem a zelar da própria segurança”, destacou.
Também até o final do ano as 12 escolas estaduais de Três Lagoas serão monitoradas por câmeras para aumento da segurança. O projeto será desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a sociedade civil organizada e a Secretaria Estadual de Educação.