Veículos de Comunicação

Polícia

PM busca capacitação com foco na gestão da qualidade

O projeto que conta com o apoio da empresa Fibria Indústria de papel e celulose, é divido em três treinamentos com carga horária de 16 horas/aulas cada

Essa primeira etapa da capacitação provocou uma mudança na postura em nossos policiais, informou o comandante -
Essa primeira etapa da capacitação provocou uma mudança na postura em nossos policiais, informou o comandante -

Preocupado em atuar de forma mais eficiente, potencializar o espírito de equipe e liderança dos policiais e garantir melhor atendimento aos cidadãos de Três Lagoas, o comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar (2°BPM), major Wilson Sérgio Monari desenvolveu um projeto, voltado a gestão da qualidade que conquistou a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa).

Iniciado neste no mês de abril, envolvendo todo o efetivo do Batalhão, o projeto prevê a utilização da ferramenta “5S”, requisito básico no controle da qualidade que garante organização, otimização de espaços, limpeza, saúde trazendo benefícios a todos que convivem no local de trabalho.

Segundo o major Morari, o projeto que conta com o apoio da empresa Fibria Indústria de papel e celulose, é divido em três treinamentos com carga horária de 16 horas/aulas cada, com os seguintes temas: Qualidade no atendimento, Liderança a linguagem do sucesso e Trabalho em Equipe. Além de Palestras e Consultoria, realizadas por  profissional qualificado, que terá 22 horas de atividades.

O objetivo desta parceria é aprimorar a forma de atuação, informou Monari. “A capacitação vai proporcionar melhoria no trabalho em equipe e relacionamento interpessoal entre os membros do Batalhão, propiciar uma comunicação mais eficiente e melhor organização no ambiente de trabalho, e ainda promover análises sobre comportamento e atitudes que interfiram na resolução de situações vivenciadas. E esperamos que as ações tenham como resultado a prestação de um serviço mais humanizado e qualidade a nossa comunidade”, ressaltou o autor do projeto.
Passo a Passo

A primeira etapa do treinamento, “Qualidade no Atendimento” foi realizada no mês de em abril, englobando temas como: Comunicação a chave do sucesso, Princípios para atendimento de qualidade, Atitudes que devem ser evitadas, Motivação. Seguindo o cronograma, no final de maio, sob orientação de profissionais do Sebrae, os integrantes da unidade realizaram o Dia D, realizando limpeza, organização e descarte de materiais inservíveis e participaram de palestra realizada na Câmara Municipal, onde receberam orientações detalhadas acerca da utilização da ferramenta 5S. Foram elencadas as vantagens da utilização do método, tais como combater o desperdício, diminuir custos, economizar tempo nas ações, conservar equipamentos, prevenir acidentes, dentre outros.

Essa primeira etapa da capacitação provocou uma mudança na postura em nossos policiais, informou o comandante. “Implantamos um sistema de coleta seletiva e percebo não só os policiais que atuam administrativamente, mas todos da unidade, preocupados apresentar soluções para melhoria do ambiente de trabalho”, comentou Monari.

Nesta quinta-feira  (2) uma equipe de consultores está na Unidade para avaliação das primeiras ações e orientar os policiais para a segunda etapa do projeto, que acontece na próxima semana, entre os dias 07 a 09 de junho, que irá abordar a Liderança como linguagem para o sucesso.