O plano de fuga dos presos do 1º DP (Distrito Policial) de Três Lagoas estava muito perto de ser concretizado. No sábado (21) os investigadores desconfiaram da atitude de um preso e do barulho vindo do interior do prédio e realizaram vistoria nas celas, descobrindo que uma delas estava quase toda rompida. O preso Luciano Vendrel, 35 anos, foi localizado de posse de uma serra.
Ele negou aos policiais que tentaria a fuga em massa com os 14 presos recolhidos no 1º DP, mas em conversa informal disse que o objetivo seria render os policiais na hora do almoço e liberar todos os presos para a fuga.
De acordo com o delegado Paulo Henrique Rosseto de Souza, responsável pela parte administrativa do 1º DP, seis presos serão recambiados para o Presídio de Segurança Média, um já foi transferido para a Capital e o preso José Darlan Andrade de Souza será removido para o estado de Tocantins, de onde é foragido. “O presídio só recebe os presos já condenados ou com prisão preventiva”, explicou.
No 1º DP devem permanecer recolhidos apenas seis presos de menor periculosidade e de outros estados que aguardam remoção. Das quatro celas existentes no local, apenas duas estavam sendo utilizadas e as outras duas aguardam reformas.
O delegado Paulo Henrique comentou que na revista feita na cadeia não foram localizadas armas, drogas e celulares, mostrando que a situação está sob controle. No entanto, caso conseguissem escapar das celas e tentar dominar os policiais na hora do almoço, a situação poderia se agravar, mas felizmente a atenção dos policiais de plantão evitou o pior.